#dicasdobem dica 1

Meu nome é Franciane faço parte da Sangha. Semanalmente estarei aqui para compartilhar com vocês uma Dica do Bem. Dicas de meio ambiente, de apoio ao próximo, cuidados diário com sua casa, seu corpo e seu coração.  

Para ouvir essa dica, clique aqui.

Algo simples que podemos fazer no nosso dia-a-dia para vivermos em harmonia e paz no planeta. Lembrando que estamos apenas compartilhando boas ideias….. Ouça com carinho e siga sempre seu coração.

Vou contando uma experiência. Quem sabe pode te inspira? Eu comecei a reparam que havia pessoas que sempre passavam na minha rua remexendo o lixo antes do caminhão de coleta. Aí pensei: Será existe algo que posso fazer para ajudar estas pessoas? Já que o sustento delas vem da reciclagem, porque eu nãoseparo os produtos e entrego tudo limpinha à elas? E então eucomecei a fazer uma triagem do que eu jogava fora. Lavava as embalagens após o uso, juntava uma quantidade razoável eentregava tudo limpo e organizado. Aproveito… dou um bom dia, um sorriso e pergunto se precisa de mais alguma coisa. Simples né?

E neste processo de ajudar o próximo acabei descobrindo que dá pra separar quase tudo. O que acontece é porque misturamos o resto de alimentos aos demais itens. Assim quando você “suja” as embalagens, seu cérebro acaba por entender que é tudo lixo. A sugestão que eu dou é que você separe um espaço na sua casa ou cozinha com 3 ou 4 cestinhos: plástico, papel, alumínio e outro para lixo orgânico. Vendo tudo limpo e organizado, te estimula a separar sempre mais. Além dos clássicos dos recicláveis como latinhas de refrigerante e garrafas pet’s existem várias outras possibilidades. Quer ver? A embalagem do seu shampoo, do seu creme, do seu detergente, do seu iorgute, inúmeras embalagens da padaria e do supermercado para bolo, castanha…. é tudo plástico. A caixa de bombom, a caixa de sapatos, a caixa do brinquedo do seu filho, a caixa de pizza, a sacola de papel que você comprou uma roupa bonita do shopping…..tudo pode  se renovar. Agora imagine se você mora em um condomínio?… O quanto de itens não poderiam ser separados? Fale com seu síndico. Sugira pra ele locais diferenciados para cada produto. 

Mas até mesmo o lixo orgânico você pode se transformar. Hoje existem empresa que vendem pequenas composteiras domesticas em valores acessíveis, a partir de R$ 100,00. Você produz adubo eainda pode plantar seus temperos favoritos. Você pode fazer sua própria composteira com casa. Veja como é fácil: 

http://porquenao.org/passo-passo-compostagem-casa-apartamento/

Ou se você preferir já existe elas prontas no mercado, num preço acessível: Veja esta pesquisa:

https://lista.mercadolivre.com.br/casa-moveis-decoracao/jardim/jardinagem/composteira/composteira-domestica_OrderId_PRICE

Então é isso: Se existe alguém no seu bairro cujo sustento vem do seu descarte, ajude esta pessoa separando e entregando tudo limpinho. E mesmo que no seu bairro não tenha estes trabalhadores da reciclagem, você pode identificar um local onde haja este recolhimento seletivo. Geralmente os shoppings possuem este serviço viu?. Sempre se pergunte: O que eu posso fazer para ser o amor em ação? Tem alguma dica do bem? Envie pra gente!… O que é bom deve ser compartilhado.

Achei esse de como fazer a própria composteira: http://porquenao.org/passo-passo-compostagem-casa-apartamento/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s