Como criar crianças livres?

[trecho do atendimento coletivo em São Paulo com tema: “Eu Sou isso“]

P: Saulo, como criar uma criança livre e liberta, sendo que o companheiro não compartilha dos mesmos preceitos de realização que o meu?

Nota: [a condução ainda sem entrar no mérito de que a “criança já é livre” e que “o jeito a se prevalecer correto é o meu”.]

Saulo: Se esperamos criar uma criança livre, em toda plenitude, é necessário que ela aja por ela e não pelo que nós esperamos que ela seja […] Se construirmos uma mentira em cima de uma criação, logo toda a sua criação também será uma mentira […] É necessário que nós, tutores; curemo-nos a nós mesmos em criança interior, pois essa forma de cura, faz com que criemos filhas e filhos nessa verdade […] Curemos nossas feridas para que não a transmitamos às novas gerações, ou nossas crianças terão que fazer algo, com essa ancestralidade não curada, esse sagrado ferido […] Nossas crianças são seres livres e plenos e têm total consciência de toda a manifestação dessa plenitude, em si. É isso que elas são e tudo o que colocamos sobre elas são expectativas e frustrações, que criam a confusão mental quando adultas. Nesse meio confuso, nossas crianças mudam a forma de serem para agradar aos outros, para que elas façam parte de algo ou para que sejam aceitas e se sintam amadas. A questão está na verdade que é transmitida: nossas crianças não devem querer ser o que o outro quer que elas sejam […] Elas sabem disso e somente agem dessa forma porque nós permitimos que elas ajam assim: mendigando afeto. É cômodo para os tutores verem seus filhos ‘demonstrando insegurança’ pela sua falta, eles se sentem amados, especiais […] Se estamos criando crianças livres para o mundo, desde pequenas elas devem saber a falar ‘não’; e que o ‘não’ delas, vale. Que o ‘não’ delas, não é frescura.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s